Diários não são novidade, acompanham nossa sociedade ha séculos. Nos últimos tempos, com a chegada da tecnologia, as pessoas escrevem menos, mas mesmo assim os diários não morreram. Mudaram um pouco de feitio, ganharam um nome bacana "bullet journal" e tem um look mais moderninho. O fato é que diários guardam as nossas memórias e podem ser grandes aliados de quem sofre de doenças cronicas, como o lúpus.
Pessoas com lúpus, sentem sintomas diferentes nos períodos entre as consultas. Registrar estas variações diariamente, é muito importante para que elas não sejam esquecidas quando o paciente for ao médico. Além de ajudar a lembrar o que aconteceu, diários ou agendas auxiliam nos dias em que a doença pode estar causando confusão mental. Anotar os compromissos e datas importantes, pode ajuda-lo a sentir-se melhor e menos ansioso nestes momentos.
Muitos terapeutas recomendam aos seus pacientes escrever seus sentimentos, quando estão passando por momentos de ansiedade e/ou depressão. Escrever pode ajudar a aliviar estas angústias e organizar seus pensamentos. Se você não gosta de escrever, que tal desenhar. Você não precisa ser um Leonardo da Vinci, rabiscos e poemas podem ajudar nesta forma de se expressar. Mas atenção, não se deve ficar relendo e remoendo os sentimentos ruins, tente analisar e ver o que você pode aprender sobre as anotações feitas.
Veja alguns exemplos divertidos para você usar no seu dia-a-dia.
Divida em meses, semanas e dias. Coloque frases e mensagens que sejam significativas para você.
Organize sua via indicando as suas metas e compromissos
Apesar das dificuldades da doença, tente ser grato por estar conseguindo conviver com a doença, por ver seu filho completar mais uma ano de vida e poder estar ao seu lado. Tente enxergar as coisas simples e belas que nos cercam diariamente e as registre no seu diário.
Invista em dicas para combater aqueles momentos em que tudo parece não ter solução. Escreva, desenhe coloque para fora as suas angústias e ansiedades.
Não há regras para fazer um diário, agenda ou jornal. Siga o modelo que melhor se adapta a você e seu estilo de vida.