Parece que não é só o mês de maio, que o Lúpus faz ficar roxo. Se você sofre com a doença já se deparou com hematomas pelo corpo, sem nenhuma razão aparente. Uma borboleta roxa pode ser o sinal universal para o lúpus, mas às vezes preto e azul parece ser uma cor mais precisa para a doença.O Lúpus, às vezes, parece dar uma surra visível, com várias contusões surgindo em todo o corpo. Uma coceira intensa ocorre antes dos hematomas do lúpus e você pode ficar se perguntando se foi o culpado pelas manchas. Muitos pacientes se queixam, que os médicos parecem não se preocupar tanto com estas manchas e gostariam de saber : Por que estão se machucando tão facilmente com lúpus?
As pessoas com lúpus podem experimentar hematomas que parecem inexplicáveis. Esse tipo de hematoma relacionado à doença geralmente é causado por uma baixa contagem de plaquetas no sangue, porque o sistema auto-imune do corpo ataca plaquetas saudáveis, bem como aquelas que foram infectadas com vírus ou bactérias. As plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue, e a incapacidade de coagular adequadamente levará a um aumento ou a uma contusão mais grave no lúpus. A coagulação normal do sangue também pode ser afetada pelos medicamentos, como aspirina e os esteroides, como a prednisona, também podem causar hematomas graves ao romper as plaquetas,
fazendo com que marcas pretas e azuis apareçam, mesmo sobre algo tão simples e benigno quanto coçar uma coceira.
Você não pode realmente prever ou impedir esse estado - o melhor conselho é cuidar bem da sua pele ficando hidratado. A recomendação é a utilização de óleo de coco não refinado e evitar situações onde pancadas e pequenos traumas, essas situações aliadas a questão da baixa contagem de plaquetas, pode piorar o quadro. Fique atento sempre que aparecer este tipo de mancha e tente manter um diário, para poder reportar ao seu médico na próxima consulta.