COMO O LĂPUS AFETA O TRATO INTESTINAL?
- lupuscare
- 11 de mar. de 2019
- 1 min de leitura

Muitos pacientes que sofrem com o LĂșpus Eritematoso SistĂȘmico (LES), reclamam de problemas do digestivos. O LES pode acometer o trato gastrointestinal (TGI), da boca ao Ăąnus. Os sintomas podem resultar da prĂłpria doença ou como complicaçÔes do tratamento.
A ĂĄrea mais frequentemente acometida Ă© a cavidade oral, onde podem ser diagnosticadas Ășlceras de mucosa e diminuição da saliva. Entretanto, outras ĂĄreas podem ser afetadas da seguinte forma:
EsĂŽfago: refluxo de ĂĄcido, vasculite, dismotilidade;
EstĂŽmago: gastrite, Ășlceras, vasculite, anemia perniciosa;
Intestino: må absorção dos alimentos, tromboses, dismotilidade, vasculite, supercrescimento bacteriano;
Ănus: Ășlceras;
FĂgado: hepatite, trombose;
PĂąncreas: pancreatite;
ApĂȘndice: apendicite.
Os sintomas são variados e incluem dor abdominal, distensão (aumento do volume do abdÎmen), vÎmitos, constipação ou diarréia.
Os pacientes com LES tambĂ©m podem apresentar diversas infecçÔes no TGI, como candidĂase, hepatite B ou C, herpes e outros processos infecciosos causados por inĂșmeros vĂrus e bactĂ©rias. AlĂ©m disso, as medicaçÔes usadas no tratamento do LES tambĂ©m podem causar efeitos adversos no TGI, caracterizados por nĂĄuseas, Ășlceras, dor abdominal, diarrĂ©ia, esteatose hepĂĄtica (gordura no fĂgado) e atĂ© quadros mais graves de hepatite e pancreatite.
Ă importante que o paciente tente seguir uma dieta equilibrada com muitas fibras e probiĂłticos. Deve-se evitar o consumo de açĂșcar e ĂĄlcool.
Diante de qualquer alteração clĂnica relacionada ao TGI, o paciente com LES deve procurar imediatamente auxĂlio mĂ©dico para identificação e tratamento adequado da causa dos seus sintomas.