TENHO LĂPUS, POSSO ENTRAR NA COTA DE DEFICIENTES EM CONCURSOS?
- lupuscare
- 16 de mai. de 2018
- 3 min de leitura

O mercado nĂŁo estĂĄ fĂĄcil para nenhum profissional, mas quando se possui algum tipo de limitação fĂsica, isso fica ainda pior. Recebemos nos Ășltimos dias se pacientes de lĂșpus podem ou nĂŁo concorrer a vagas de "cotas" para pessoas com deficiĂȘncias fĂsicas e vamos esclarecer todas as dĂșvidas aqui.
Para concorrer a lei de cotas a pessoa com lĂșpus, deve estar em um estĂĄgio da doença que lhe cause comprometimento da âmobilidade fĂsicaâ, ou seja, que a sua doença modifique a sua forma de viver, caminhar e realizar as atividades bĂĄsicas do dia a dia. Essa mobilidade reduzida deve ser descrita em relatĂłrio mĂ©dico citando o CID (cĂłdigo internacional da doença) e o CIF (cĂłdigo internacional da funcionalidade), Ă© importante constar que a doença estĂĄ controlada e em acompanhamento mĂ©dico.
O conceito de deficiĂȘncia, de acordo com a Lei nÂș 13.146 â a Lei Brasileira de InclusĂŁo da pessoa com DeficiĂȘncia (Estatuto da Pessoa com DeficiĂȘncia), no artigo 2Âș, § 1Âș, IX, discrimina como âPessoa com Mobilidade Reduzidaâ: aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporĂĄria, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso.
Assim sendo, a pessoa que convive com doenças reumĂĄticas, em especial, Artrose de grandes articulaçÔes, artrite reumatoide, artrite idiopĂĄtica juvenil, lĂșpus eritematoso sistĂȘmico, espondilite anquilosante e outras doenças causadoras de limitação funcional, exceto âfibromialgiaâ, pode ter acesso aos direitos de acesso ao emprego, educação, esporte, lazer, reserva de vagas em concursos pĂșblicos, passe livre, e benefĂcios sociais e assistĂȘncias conforme a condição clĂnica e comprometimento fĂsica da doença. A fibromialgia por si sĂł, nĂŁo confere acesso a esses direitos, pois Ă© necessĂĄrio comprovar atravĂ©s de exames o comprometimento funcional, no entanto, caso a pessoa com fibromialgia tenha por exemplo, uma artrose no quadril ou joelhos, ela justifica sua condição de mobilidade reduzida.
Como concorrer Ă vaga destinada Ă s pessoas com deficiĂȘncia?
O paciente com lĂșpus que apresente algum tipo de deficiĂȘncia deverĂĄ seguir todas as orientaçÔes estabelecidas no edital do concurso pĂșblico, em especial separar todos os relatĂłrios mĂ©dicos e exames que comprovem a deficiĂȘncia, bem como a aptidĂŁo fĂsica para exercĂcio do cargo em questĂŁo. O edital do concurso deverĂĄ conter previsĂŁo expressa a respeito da distribuição das vagas.
O relatório médico:
O laudo deve ser fornecido pelo mĂ©dico reumatologista, deve constar a histĂłria clĂnica, citando a situação atual da doença (importante declarar que a doença reumĂĄtica estĂĄ controlada e em acompanhamento mĂ©dico), o mĂ©dico deve citar o CID x CIF (cĂłdigo internacional da doença e cĂłdigo internacional da funcionalidade);
O laudo deve declarar as limitaçÔes motoras, citando as justificadas mĂ©dicas, por exemplo,âpaciente tem artrite reumatoide, artrose em joelhos bilateralâ, e citar o CID das doenças concomitantes, que justifiquem a deficiĂȘncia;
A data de validade para fins de perĂcia mĂ©dica do trabalho Ă© de 30 dias;
O laudo do médico reumatologista deve estar devidamente claro e objetivo, a ponto de gerar o entendimento que a doença reumåtica causou uma diminuição da mobilidade e por essas razÔes o paciente necessita de condiçÔes especiais para o trabalho através da lei de cotas. O laudo é fator determinando para a aprovação do paciente reumåtico em uma avaliação pericial de trabalho;
Converse antecipadamente com o seu médico para alinhar a questão do laudo.
Reserve laudos e exames complementares que comprovam a sua limitação motora e deixe todos os documentos previamente organizados
Caso o paciente seja aprovado nas provas tĂ©cnicas, independentemente de estar ou nĂŁo concorrendo Ă vaga destinada Ă pessoas com deficiĂȘncia, e nĂŁo concordar com uma eventual decisĂŁo de inaptidĂŁo clĂnica declarada pela avaliação mĂ©dica, poderĂĄ questionar judicialmente a decisĂŁo da perĂcia mĂ©dica, demonstrando que sua doença estĂĄ controlada, nĂŁo prejudicando o desempenho de suas atividades profissionais.
Agora sĂł nos resta desejar bons estudos e boa sorte.