COMO LIDAR COM AS CRISES DE LĂPUS
- lupuscare
- 16 de abr. de 2018
- 3 min de leitura

Quando os pacientes que tĂȘm lĂșpus (LES ou atĂ© discĂłide juntamente com outras doenças auto-imunes) experimentam âCRISESâ, estas variam drasticamente de um indivĂduo para outro. As cirses nem sempre sĂŁo fĂĄceis para identificar pelas pessoas que nĂŁo tĂȘm a doença, e Ă© por isso que Ă© essencial ter uma melhor compreensĂŁo do que âcrisesâ (como nĂłs as chamamos) podem se manifestar.
Como cada situação Ă© Ășnica e nĂŁo Ă© a mesma, vocĂȘ pode experimentar explosĂ”es que sĂŁo acionadas por tudo, desde a luz do sol, estresse e outros motivos externos. O corpo jĂĄ estĂĄ enfraquecido com o LĂșpus, entĂŁo pode ser um desafio identificar os maiores culpados para o seu caso.
Manter um diĂĄrio e documentar a ingestĂŁo de alimentos, a ingestĂŁo de açĂșcar e atĂ© mesmo o tempo de exposição Ă luz solar (juntamente com os sintomas) Ă© uma maneira de entender melhor como eliminar ou reduzir os efeitos de uma crise de lĂșpus no corpo.
SINTOMAS DE PELE
Alguns dos sintomas de pele mais comuns sĂŁo:
- Acne que Ă© inesperado e normalmente nĂŁo existe
- Bolhas na pele
- Celulite
- Pele seca e manchas
- Edemas (Inchaço da pele)
- Mais comumente, uma "erupção cutĂąnea" Ă© observada entre os pacientes com LĂșpus. Ela aparece na forma de uma borboleta e cobre o rosto (de uma face a outra, cobrindo a ponte do nariz tambĂ©m).
DORES
Dor muscular e articular Ă© um sintoma importante de estar em uma crise. A pele pode parecer como se estivesse em chamas e Ă© freqĂŒentemente diagnosticada como âfibromialgiaâ. AlĂ©m disso, dores e dores podem mantĂȘ-lo na cama e fora de seus pĂ©s durante toda a duração da crise.
Dores de estĂŽmago, juntamente com dores lancinantes (pense: alfinetes e agulhas / facas) podem atacar vĂĄrias ĂĄreas do seu corpo ... incluindo ĂłrgĂŁos como rins, fĂgado, pulmĂ”es e coração.
SINTOMAS NEUROLĂGICOS
- Perda de memĂłria Ă© comum.
- Incapacidade de se concentrar.
- QuestĂ”es de equilĂbrio, ou a incapacidade de andar adequadamente sem assistĂȘncia ou o uso de uma bengala / cadeira de rodas.
- AlucinaçÔes / dissonùncia cognitiva
SINTOMAS RESPIRATĂRIOS
Como as doenças auto-imunes e o lĂșpus afetam muito a função cardĂaca e pulmonar, vocĂȘ pode sentir dores no peito, falta de ar e, em casos mais graves, coagular nos pulmĂ”es, juntamente com edema pulmonar (ĂĄgua nos pulmĂ”es).
FADIGA E ANSIEDADE
"SĂndrome da fadiga crĂŽnicaâ parece ser outro sintoma subjacente que faz uma aparição durante uma crise. Sentir-se cansado, lento e âpesadoâ durante todo o dia pode ser considerado normal quando vocĂȘ estĂĄ tendo um surto.
A autoimunidade tambĂ©m tem a capacidade de se manifestar com mais ansiedade e depressĂŁo, exigindo apoio adicional da famĂlia e dos amigos - e, em alguns casos, aconselhamento e orientação profissional.
COMO SE CUIDAR DURANTE UMA CRISE
1. Durante uma crise de LĂșpus, priorize suas atividades e reduza a escala em qualquer coisa que nĂŁo esteja no topo da lista. Lembre-se - isso nĂŁo Ă© permanente! Isso Ă© sĂł atĂ© que a atividade da doença diminua e vocĂȘ fique livre de crises. Concentre-se hoje e delegue o que puder. VocĂȘ ficarĂĄ surpreso com quantas pessoas estĂŁo dispostas a ajudar, se vocĂȘ as realizar com algo especĂfico
2. Tente dormir o quanto for possĂvel, aumente a ingestĂŁo de alimentos anti-inflamatĂłrios , como probiĂłticos, frutas vermelhas e outros.
3. Tente manter um diĂĄrio para acompanhar todos os dias.
A coisa mais importante durante uma crise Ă© ouvir o seu corpo; Se seu corpo estĂĄ lhe dizendo para descansar, entĂŁo Ă© fundamental dar ao corpo o descanso necessĂĄrio para que vocĂȘ possa se recuperar. Empurrar-se torna os sintomas mais proeminentes, e o brilho durarĂĄ mais.